Pregando Cristo no velho testamento: Interpretação vs. Aplicação

Um dos mais populares tópicos de discussão no mundo evangélico, especificamente no mundo da pregação evangélica é : Como pregar Cristo usando o velho testamento. Eu estava me lembrando sobre isso outro dia quando eu vi um video do pastor Matt Chandler discutindo diferentes métodos de interpretação da biblia, em particular as histórias do velho testamento. Assista comigo esse video de 3 minutos e meio :

Agora, ouça me. O que segue aqui não é minha tentativa de dar a Matt Chandler um tempo dificil ou chamar sua fidelidade em questão. Eu não tenho seguido as pregações dele, mas tudo que tenho ouvido ele pregar, eu gostei. Eu também reconheço que o contexto sobre esse breve video não é aquele que se presta a precisão acadêmica ou qualificação diferenciada. Eu entendo isso. Então, por favor não pense que este post seja um ataque a pessoa de Matt Chandler.

No entanto, acho que seus comentários seja uma boa representação de uma visão popular de interpretação do Antigo Testamento, eu acredito que erra o alvo. E assim eu desejo usar os seus comentários como um trampolim para tratar de uma tendência hermenêutica mais ampla que eu acho preocupante.

Agora, eu concordo plenamente que não devemos pregar as narrativas do Velho Testamento moralisticamente.. Pregar o Antigo Testamento não deve emitir, em uma barragem dos sermões”seja!!!”: “Seja como Daniel. Não seja como Jonas. “Eu também concordo, com o que Matt diz sobre o que a Bíblia não é, fundamentalmente, ou em última análise, sobre mim, mas sobre Deus e o que ele está fazendo na história para manifestar a glória do Seu nome. Você não deve ler a história de Davi e Golias achando que o ponto dessa história é que você pode ser um pequeno Davi e matar o gigante de sua vida. Mas, falando sério pessoal. A alegação de que o ponto de Davi e Golias é “Jesus matando o gigante do pecado”, é apenas tão alegorizada e tão extravagante como eu matando o gigante da minha vida.

Tal conclusão interpretativa é um sintoma de um crescente movimento de interpretação bíblica a nível popular. E isso é: em nome de ser “cristocêntrico” (uma boa motivação), ele está se tornando popular para ler Cristo em textos do Antigo Testamento, onde Ele simplesmente não é.

Sombra e de Substâncias

Um argumento para a leitura do Antigo Testamento desta forma é realmente articulado no vídeo, começando um pouco antes da marca de 2:00. Pastor Matt diz:

“A história de Davi e Golias é um retrato do que Colossenses chamaria de uma sombra do que estava por vir em Cristo [Col 2:17], porque  Cristo é a substância e a história de Davi e Golias é a sombra.”

Eu ouço esse argumento muitas vezes serem feitos, mas temo que os que fazem não tem considerado cuidadosamente o ponto de Paulo em Colossenses 2. Paulo afirma que os crentes estão unidos com Cristo (Cl 2:9-12), e que agora temos a liberdade da dívida que estava contra nós com suas exigências legais (Col 2:13-14). Devido a isso, Paulo chega à conclusão de que ninguém pode condenar um cristão com base dessas demandas que pertenciam à Lei Mosaica (Col 2:16). Nós não adoramos a Deus através de festivais, celebrações da lua nova e sábados. O adoramos em espírito e em verdade através de Jesus (João 4:21-24).

Foram esses elementos de culto cerimonial que eram sombras do que já chegou em Cristo. É impróprio aplicar os “tipos e sombras” alegorizando, tanto aqui em Colossenses 2:17 e em Hebreus 10:1 para o texto do Antigo Testamento em si, como se o Antigo Testamento é apenas vago e muito obscuro de entender. As leis cerimoniais foram uma sombra, mas o Velho Testamento era revelação divina, Deus falando claramente aos pais, pelos profetas em muitas partes e de muitas maneiras (Hb 1:1).

A Estrada de Emaús

Outro argumento, não feito no vídeo, é que o próprio Jesus interpretou o Antigo Testamento desta forma, e nos deu licença para fazê-lo através de sua conversa com os dois discípulos na estrada de Emaús. Lucas nos diz: “E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes as coisas sobre Ele em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Então, quando Jesus chegou em Davi e Golias, o que Ele lhes disse, se não que Ele veio e matou o gigante do pecado como o Filho de Davi?

Bem, primeiro temos que considerar a possibilidade de que Jesus não poderia ter discutido este texto com esses dois homens. Explicando “as coisas concernentes a Si próprio em toda a Escritura” não significa necessariamente que havia coisas sobre si mesmo em toda a Escritura. Isso significa que Ele passou a selecionar textos que falavam dele, e explicou como todo o Antigo Testamento no seu conjunto olhou para a direção dele. Aqueles que usam Lucas 24:27 para apoiar a afirmação de que Jesus está em todos os textos do Antigo Testamento, dizem mais do que o que Lucas disse.

O Ponto de Davi e Golias

Mas, se Jesus fez menção 1 Samuel 17 na estrada de Emaús, Ele teria honrado a intenção autoral e contexto original da passagem. De uma perspectiva histórica-redentiva, o ponto da história de Davi e Golias é levar Davi para a cena de destaque. Ele será o rei de Israel que confia no Senhor de maneiras em que é claro que Saul não fez (1Sm 13:8-13). Ele será o homem segundo o coração de Deus (1Sm 13:14), da tribo de Judá (1Sm 17:12; Gn 49:10) não de Benjamin, como Saul era (1Sm 9:1), que irá governar Israel com justiça. Isso prepara o terreno para o Senhor fazer a sua aliança com Davi, que promete um governante justo em Israel para se sentar no trono de Davi para todo o sempre. Isto, naturalmente, encontra o seu cumprimento em Jesus, o Filho de Davi, o Leão de Judá, cujo domínio será eterno (Dn 7:14; Ap 11:15).

Então aquela conversa é históricamente-redentiva. Mas de uma forma mais “ampliada”, essa perspectiva o texto em si torna o ponto com muito mais clareza. Davi diz:

Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. 1 Samuel 17:46-47

E então eu acho que Matt complica as coisas quando ele diz: sobre a história de Davi e Golias, Deus estava comunicando para nós e para Israel que um Salvador iria vir e iria matar o gigante do pecado e da morte de uma vez para todas. Em vez disso, o texto nos diz que Deus estava comunicando para nós e para Israel a sua soberania que é mais forte do que o maior guerreiro humano ou exército. Eu acredito que o princípio aqui é que Deus vai usar o fraco que confia nEle para confundir os fortes que confia em si mesmos (1Cor 1.27). Assim como Deus escolheu o jovem Abel sobre Caim, o jovem Isaac sobre Ismael, Jacó mais jovem sobre Esaú, o mais jovem Moisés sobre Arão, assim Ele escolhe o pequenino da ninhada, o pequeno pastor Davi sobre a cabeça e ombros mais alto que todo mundo, Saul. Deus escolhe o improvável em destaque, e em alguns casos, para triunfar sobre o que teria parecido ser a escolha óbvia. E, finalmente, Ele escolhe o presépio sobre o palácio real, a humildade sobre a pompa e circunstância, a cria de jumenta sobre um carro armado e a cruz sobre a coroa.

Interpretação vs. Aplicação: você pode chegar lá a partir daqui

Veja, mesmo que o Evangelho não é a interpretação adequada de cada texto individual, podemos chegar ao Evangelho na aplicação de cada sermão. E compreender a história em seu contexto próprio e para seu próprio bem irá nos levar até lá, com a intenção autoral e contexto bem intacta. E não só têm a vantagem de ser fiel ao texto, ele realmente ilumina ainda mais gloriosamente sobre o Evangelho que por olhar para o texto, dando de ombros e dizendo: “Uhhhu … Jesus!”

Nós não temos de escolher entre (a) hermenêutica cristocêntrica, sobre uma mão, e (b) uma falha para ler a Velho Testamento como cristãos, sobre a outra. Devemos permitir que o texto fale por si mesmo, considerando tanto o que o autor original pretendia e o que o público original teria entendido. E devemos também fazer a aplicação fielmente a Cristo e ao Evangelho. O que precisamos é contextual, e uma interpretação histórica-gramatical com aplicação cristocêntrica.

Nós podemos chegar a Jesus ”o clímax” da história da redenção a partir de qualquer ponto da história da redenção. Nós não precisamos inseri-lo em cada frase dessa história, onde os autores bíblicos não o fez. Isso é realmente o caminho para “pregar toda a Bíblia como Escritura cristã.” Nós permitimos que fale por si mesmo em todas as suas partes. Fazemos conexões interpretativas para Cristo, onde o texto faz, e não o fazemos onde isso não acontece. Nós não “reinterpretamos” o Antigo Testamento, mas nós aplicamos cada cena da história redentora, tendo em conta o seu clímax: o Evangelho de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Desta forma, vamos demonstrar que nós acreditamos que o Antigo Testamento já é a Escritura Cristã, e não precisa de nossa criatividade para torná-la Escritura cristã.

By: The cripplegate

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: