Disciplina Na Igreja – Mateus 18:15-20

Um padrão para disciplina na igreja Mateus 18:15-20

15 – Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 – Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 – E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18 – Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19 – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

É engraçado como algumas pessoas tentam diminuir Deus, usando o versículo 20 para dizer que Deus está no meio desses 2 ou 3, ou usam para apoiar sua ignorância, mas a pergunta que fica é, Deus não é oni-presente?Ele não está em todos os lugares? Por que então Jesus falaria que se 2 ou 3 estiverem reunidos em seu nome, aí estarei no meio deles? Sendo que se eu estiver sozinho, Deus está aqui comigo.

A resposta para essas perguntas são simples, sabemos que Deus está em todos os lugares, e não especificamente com 2 ou 3 irmãos especiais, o contexto nos apresenta a resposta.

Começando do versiculo 15 e lendo em diante percebemos que a questão que Jesus está citando tem relação com o tratamento de um irmão que possivelmente é culpado de pecar contra outro.
A bíblia é clara nessa questão de repreender o irmão que peca contra outros:

Levítico 19:17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado”.

Lucas 17:3 Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

Gálatas 6:1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
2 Tessalonicenses 3:14-15 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
Tiago 5:19-20 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

O versiculo 15 para ser entendido melhor precisa ser lido pela luz dos versiculos anteriores começando do 12 ao 14.

Mateus 18:12-14 Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.

Então o motivo de Jesus estar falando sobre o tratamento do irmão que peca é uma forma de Deus trazer essa ovelha que está perdida para ao arrependimento.

Passo 1: repreende-o entre ti e ele somente!

Versiculo 16 entra no passo 2 dessa repreensão biblica.

Passo 2 : Se não te ouvir traz ainda uma ou duas pessoas!!

Mas o efeito, o porque de trazer uma ou duas pessoas se encontra no mesmo versiculo “Para que toda palavra seja confirmada”, para que não haja engano de que o irmão realmente está errado.
A palavra “confirmada” no grego significa: configurar, estabelecer, apontar…Então no grego original poderiamos falar dessa forma “ Para que toda a palavra seja estabelecida, apontada, configurada”

Passo 3 : Se ele ainda não se arrepender, conte a igreja !!

O porque de contar para toda a igreja vem no mesmo versículo 17 e é o
             

Passo 4 : “se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano”.

Se o irmão não ouve a ninguem, não aceita a repreensão, não muda de atitude, então o próprio Senhor Jesus nos da carta branca para trata-lo como “Não Cristão”, porque um Cristão verdadeiro irá se arrepender e irá entender e se conformar com o ensino das escrituras pois confia nelas como única e final revelação de Deus.

Agora no versiculo 18 Jesus nos oferece o poder da concordância e dircordância desse grupo de pessoas que estão discutindo sobre a questão relacionada ao pecador.

18 – Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Podemos oferecerr um paralelo de:

Mateus 16:18-19 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

João 20:23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Aqui nesses versículos Jesus nos mostra o poder que uma comunidade Tem como igreja viva de Deus na terra.


Explicação: A palavra “ligardes” no grego significa Fixar, declarar. Tudo o que a comunidade fixar, declarar em conjunto, será fixado, declarado nos céus, portanto se a comunidade declarar,fixar que esse irmão está pecando e não quer se arrepender, será declarado, fixado também nos céus.

A palavra “desligardes” no grego significa desatar, soltar, anular. Tudo o que a comunidade desatar, soltar, anular em conjunto, em uma reunião, será desatada, soltada, anulada nos céus, portando se a comunidade desatar, soltar, anular a culpa do irmão, por ver um arrependimento sincero na vida dele, em suas atitudes, também será desatada, solta, anulada nos céus.

Versiculo 19: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.


Explicação: Jesus prova que está falando a respeito dos versículos 15 ao 17, ao falar “se dois dentre vós”, que são os mesmos “dois” do versículo  16.
A palavra “concordarem” no grego significa de acordo, combinar. Podemos colocar a sentença dessa forma , Se dois de vós estiverem de acordo, combinando acerca de qualquer coisa que pedirem…
As palavras “qualquer coisa” no grego significa toda questão, todo caso, todo ato.

A palavra “pedirem” no grego significa implorar, desejar.

Então se os dois irmãos estiverem de acordo sobre a questão do pecador e implorando pedirem ajuda a Deus, será feito por ele, mas com certeza, tudo de acordo com a vontade dele, e não a vontade daqueles que pedem, imploram.

1 João 5:14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

De acordo com sua vontade, ele nos ouve.

Orar segundo a vontade de Deus, é orar de acordo com o que ele deseja e não de acordo com o que nós desejamos ou insistimos para que ele faça por nós (Jo 14.13-14). João ja expecificou que a oração respondida também depende da obediência aos mandamentos de Deus e da renuncia ao pecado (1 Jo 3:22-24)Uma vez que conhecem a palavra de Deus, ou seja, a sua vontade, e praticam aquelas coisas que agradam a Deus, os cristãos genuinos nunca insistem em sua própria vontade, mas acima de tudo, buscam os desejos de Deus (Mt 26.39-42)
João 14:13-14 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

1 João 3:22-24 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

Sigamos o conselho de João ao amar nosso irmão: 1 João 3:18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 
Mateus 26:39-42 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. 

Finalmente versiculo 20 de mateus : Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Esse é o ultimo versiculo dessa seção que começa com um “porque”, aqui sabemos que se refere a uma resposta, nunca um novo tópico começa com um porque, então fica claro que Jesus está respondendo a questão do grupo de pessoas que estão reunidas e discutindo o assunto relacionado ao irmão culpado de pecar contra outros irmãos.

A palavra “meio” no grego significa, entre.

Conclusão

Quando o irmão não se arrepender traz contigo um ou dois crentes verdadeiros (normalmente os presbiteros ou pastores), se continuar em discordância leve-o para a igreja, e quando a comunidade estiver reunida para discutir o assunto e tiver declarado, fixado e estiverem de acordo, combinando em suas opiniões, orando, implorando sobre o assunto em questão, que é o pecador que não se arrepende,  Jesus diz que “estarei no meio de vós para confirmar  essa decisão que tomarem”.

Que toda disciplina seja feita por amor e em amor, pela restauração do irmão ou da irmã. A igreja de Deus não está estabelecida para destruir mas para edificar.

Oração: Que eu possa ter a humildade necessaria em reconhecer os meus erros, se caso algum irmão venha me repreender, que eu possa ter a paciência para analizar suas objeções e toma-las como verdades. Sempre que estiver errado, que o Senhor possa enviar um querido irmão para me fazer enchergar os meus erros para que eu deixe o meu pecado e me arrependa por completo. Não me deixe na escuridão da minha arrogância e auto-suficiência. Em Nome de teu querido filho Jesus nós humildemente oramos. Amem
Ultimas palavra para se analizar – Palavras de Jesus Mateus 28:19-20
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, até a consumação dos séculos. Amém.
Palavra “convosco” no grego significa : com, em companhia de, por trás, além de, depois. (Ele está em todos os lugares!!!)

Download – Documento em formato word

Por Tiago Hirayama
Para um maior entendimento leia o Livro

One thought on “Disciplina Na Igreja – Mateus 18:15-20

Add yours

  1. Jesus começa pela parte mais complicada! Se meu irmão falha, faço parte daqueles que reúnem os amigos e passam a contar espalhar os fatos negativos? – Se meu irmão erra, procuro em atitude humilde e compreensiva me dirigir a ele para entender por que assim agiu? – Será que não foi induzido ao erro por circunstâncias que ignoro? – Se meu irmão não me ouve e seu erro trará graves consequências, sei me unir a outros em espírito de caridade e conversar com ele? – Mesmo que ele não queira ouvir nada de ninguém, sei me calar e rezar por ele?

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: