Calvinismo?

Por Tiago Hirayama

Aquilo que entendemos sobre o que é Calvinismo, está correto? Aquilo que falaram para você sobre o Calvinismo está correto? Será mesmo? Talvez você tenha ouvido pessoas atacarem e outros defenderem. Mas verdadeiramente você sabe da onde surgiu esse termo? Você sabe porque do Calvinismo ter surgido?

Uma simples definição sobre o Calvinismo seria aquela defendida pelo grande pregador Charles Haddon Spurgeon em seu sermão chamado “Uma defesa ao calvinismo” ele define o calvinismo da seguinte forma:

“Eu tenho minha própria opinião particular de que não há tal coisa como pregar Cristo e Ele crucificado, a menos que nós preguemos aquilo que nos dias de hoje isto é chamado de Calvinismo. É um apelido chamar a isto de Calvinismo; o Calvinismo é o evangelho, e nada mais. Eu não creio que podemos pregar o evangelho, se não pregarmos a justificação pela fé, sem obras; nem sem pregarmos a soberania de Deus e Sua dispensação da graça; nem sem exaltarmos a eleição, pelo inalterável, eterno, imutável, amor conquistador do SENHOR; nem penso que podemos pregar o evangelho, a menos que nos baseemos sobre a especial e particular redenção de Seu povo eleito e escolhido o qual Cristo formou sobre a cruz; nem posso eu compreender um evangelho que deixa santos decaírem após serem chamados, e sujeitar os filhos de Deus a serem queimados no fogo da condenação após terem uma vez crido em Jesus. Tal evangelho eu abomino.” (Fonte: Site Luz para o caminho)

Mas quem é Charles Haddon Spurgeon? Click aqui para conhecer mais sobre Spurgeon.

O Nome Calvinismo vem do nome de um grande reformador chamado John Calvin, que viveu de 1509 a 1564, que junto com outros reformadores fortaleceram as bases da luta contra o Império que a Igreja Romana tinha criado até aquela época.

Calvinismo (também chamado de Tradição ReformadaFé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI. A tradição Reformada foi desenvolvida, ainda, por diversos outros teólogos como Martin BucerHeinrich Bullinger, Peter Martyr Vermigli e Ulrico Zuínglio. Apesar disso, a fé Reformada costuma levar o nome de Calvino, por ter sido ele seu grande expoente. Atualmente, o termo também se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Reformadas. O sistema costuma ser sumarizado através dos Cinco pontos do calvinismo, elaborados como uma resposta ao Arminianismo. (Fonte: Wikipedia)

Esse vídeo abaixo oferece informações sobre a vida e um pouco do seu ministério de John Calvin

Os cinco pontos que foram criados para a defesa da Teologia Reformada (Ortodoxa), foram criadas em uma cidade chamada Dordrechtna na Holanda, também conhecida como cidade de Dort. O documento produzido naquela reunião onde vários ministros se encontraram ficou conhecido como Os Cânones de Dort, que resumirei para vocês logo abaixo:

Os Cânones de Dort

Introdução

Falar sobre qualquer assunto que está ligado a história do Cristianismo é  importante e gostaria muito de ver outros cristãos falando sobre esses assuntos, principalmente quando o assunto em questão é uma heresia e como combater ela.

Os Cânons de Dort é um documento produzido entre os anos de 1618 e 1619, na cidade de Dordrechtna Holanda, onde se reuniram mais de 130 pastores, presbiteros, ministros, delegados, entre outros…
A reunião teve como seu principal objetivo, negar as doutrinas que os seguidores de Jacob Arminius tinham criado em detrimento aos ensinamentos de John Calvin.

Assuntos como a soteriologia foi defendida com muita seriedade e precisão. Quando esse ensinamento (Remonstrancia ou Arminianismo) começou afetar o fundamento da fé Cristã na Holanda, esses pastores se sentiram na obrigação de se reunirem e discutirem o assunto.

Heresias que os seguidores de Jacob Arminius ensinaram

  1. Ainda que somos pecadores a natureza humana não está totalmente depravada.
  2. A eleição é um ato da preciência de Deus (são eleitos porque Deus viu de antemão que esses homens e mulheres teriam ou responderiam a fé, por isso os predestinou).
  3. A graça pode ser resistida (a graça age como uma persuasão moral do individuo e não com a troca do coração de pedra para um coração de carne).
  4. A expiação de Cristo foi para todas as pessoas do mundo sem excessão.
  5. Aqueles que foram uma vez agraciados pela graça, podem novamente ser endurecidos e até mesmo perder a salvação que Cristo providênciou para eles.

Podemos notar que existe uma lógica dentro dessas colocação, e fazendo isso tentam proteger Deus de se tornar o autor do mal. Vejamos a lógica dessas colocações:

“Se HOMEM não está morto, e nem totalmente depravado, ele pode usar a parte dele que está viva e sem a influência do pecado para cooperar em sua salvação, sendo assim, a eleição é condicionada e pode ser alcançada pelo pecador, não é a eleição que alcança o pecador mas sim o pecador que alcança a eleição, a partir dai a expiação ilimitada passa a ter sentido pois irá depender de quem quer e não de Deus em usar da sua soberana vontade e decisão, consequentemente, a maravilhosa graça pode ser resistível, pois se depende do homem e não de Deus, ele pode resistir a maravilhosa graça todos os dias de sua vida até o ponto de perder o sacrificio que foi feito para todos os homens”.

Podemos ver que na visão arminiana o inferno está cheio de pessoas pelas quais Cristo morreu e expiou seus pecados, e o céu está cheio de pessoas que são melhores que as outras, pois conseguiram alcançar sua eleição, e hoje desfrutam do paraiso por causa delas mesmas e não por causa de Cristo.

Rejeição ao ensinos de Jacob Arminius

O Sínodo de Dort acabou concluindo o encontro com a rejeição dos ensinamentos dos seguidores de Arminius, produzindo aquilo que hoje chamamos de os cinco pontos do calvinismo, ou doutrinas da graça. Essa defesa a doutrina ortodoxa acabou gerando o acróstico “TULIP”:

  1. Total depravação ou Total inabilidade, O homem é totalmente incapaz de se chegar até Deus por causa dos efeitos do pecado “da queda” de Adão. Sendo assim todo ser humano que nasce ou nasceu desde de Adão até os dias de hoje ja nasce sendo escravo do pecado, sem condições de se libertar por conta própria.
  2. Eleição Incondicional, Deus escolheu certos individuos desde antes da fundação do mundo, para trazer para sí mesmo, não por ter visto alguma virtude no ser humano, nem por ter visto que o ser humano responderia com fé a Ele, mas apenas pela sua livre e boa vontade. Deus escolheu ter misericórdia sobre um tanto de pessoas e por isso é incondicional, ninguem alcançará a Eleição, é a eleição que alcança o ser humano caido.
  3. Expiação Limitada ou Redenção Particular ou Expiação Definida, a expiação substitutiva de Cristo é suficiente para todos os eleitos, ela não é limitada em poder e em alcance, mas sim limitada pois foi designada para muitas e não para todas as pessoas do mundo. Ela é aplicada somente aos eleitos, sendo assim a obra de Cristo se torna perfeita e cumpri o propósito pelo qual foi designada.
  4. Graça Irresistível ou Graça efeicaz, Quando a graça vem sobre o pecador é impossivel para ele resisti-la, sendo que desde antes da fundação do mundo o pecador já está predestinado para a salvação, por isso a graça trabalha efetivamente, ultrapassando sua resistência em obedecer ao Deus Soberano.
  5. Perseverança dos Santos ou Preservação dos Santos, Deus é Soberano e sua vontade nunca será frustrada, por isso aqueles a quem Ele predestinou a estes também chamou, e aos que chamou a estes também justificou, e aos que justificou a estes também glorificou. Os verdadeiros eleitos perseverarão até o fim e aqueles que abandonam a fé, ou nunca foram Cristãos verdadeiros ou voltarão.

Podemos notar que a posição do documento formulado em Dort, é totalmente contrária a posição dos seguidores de Arminius, e também segue uma linha lógica de pensamento:

“Se o ser humano é completamente mal e incapaz de operar sua própria salvação, logo ele espera a salvação vir de fora dele, de um ser maior que ele. Esse alguem precisa vir e mudar o interior dessa pessoa para que ela aceite ao Senhorio de Cristo e se submeta a ela. Por isso falamos que a graça é irresistivel, pois o ser maior (Deus) nunca falha e nunca falhará, portanto é a graça que alcança o pecador e não o pecador que alcança a graça. Logo reconhecendo tão imerecida misericórdia, esse pecador regenerado perseverará até o fim, confiando e combatendo o bom combate”.

Conclusão

A partir dessa época os Cânos De Dort se tornaram um documento padrão de muitos paises. Padrão de doutrina para ensinar os leigos e iniciantes da fé, juntamente com catecísmo de Heidelberg e a confissão Belga.
Na questão das doutrinas, é impossivel haver a junção desses dois sistemas, assim como vimos acima, pois são opostas em si mesmas. Cada sistema segue sua própria lógica, se tornando impossivel a quebra do sistema lógico. As doutrinas ensinadas por Jacob Arminius, devem ser rejeitadas e combatidas através da luz das escrituras sagradas, pois sabemos que ainda permanece viva dentro de muitos locais que se chamam igreja, e infelismente acabam envergonhando o evangelho de Cristo.

É importantíssimo estudar a história do cristianismo através dos séculos, pois só assim conheceremos aquilo que ja foi rejeitado e combatido pelos verdadeiros ministros de Deus. Fazendo isso, também encontramos força para combater assim como eles o fizeram, com muita clareza e sem medo de denunciar os erros dos hipócritas petrificados.

Que Cristo e sua palavra possa ser nossa fonte ao combater as heresias, assim como nossos irmãos o fizeram na Holanda, nesse encontro que mudou o protestantismo da época, e não somente o sistema religioso, mas também o sistema político teve um grande impacto.

Em Cristo o Rei

Outras fontes:

  • Os cânones de Dort, material de exclusividade pública, qualquer um pode ter acesso a ele através da internet.
  • Aulas de Teologia com professor e Teólogo Franklin Ferreira.
  • Wikipédia.
  • Site Estudo Gospel.
  • Site Projeto Spurgeon
  • Site Luz para o Caminho
  • Editora Fiel

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: