D.A.Carson – Como indentificar falsos profetas

Carson-Speaking

For English Here

1) Como você pode identificar um falso profeta? A Bíblia oferece vários critérios complementares. Por exemplo, em Deuteronômio 18:22 nos é dito que, se um profeta ostensivo prevê alguma coisa e essa coisa não acontece, o profeta é falso. Claro, esse critério não ajuda muito se o que o profeta previu está longe no futuro. Além disso, aqui em Deuteronômio 13, somos advertidos de que o inverso não prova que o profeta é confiável. Se o que o profeta ostensivo prevê ocorre, ou se ele consegue realizar algum tipo de milagre ou maravilha, um outro critério deve ser exercido. É a mensagem desse profeta seduzindo as pessoas a adorar um deus que não seja o Senhor, que tirou o povo do Egito?

O que pressupõe Este critério é uma compreensão profunda da revelação antecedente. Você tem que saber o que Deus revelou sobre si mesmo antes que você possa determinar se o profeta está ou não levando você a um deus falso. Porque ainda pode ser dado nomes biblicos de Deus para o deus falso (como por exemplo, o mormonismo, ou a cristologia das Testemunhas de Jeová). Primeira Epístola de João oferece este mesmo critério: se o que um profeta ostensivo (1 João 4:1-6) ensina não pode ser esquadrinhado com o que os crentes têm ouvido “desde o princípio” (1 João 2:7; 2 João 9), ele não é de Deus (assim também Paulo em Gálatas 1:8-9.).

(2) Por que os falsos profetas são perigosos? Além da razão óbvia, que ensinam falsa doutrina que leva as pessoas desviaram do Deus vivo e, portanto, em última análise, atrai o julgamento dele (do falso profeta), há duas razões. Em primeiro lugar, a sua própria descrição – “falso profeta” – revela o problema central. Eles professam falar a palavra de Deus, e isso pode ser sedutor. Se eles vem e falam: “Façamos o pecado repugnante,” a maioria não seriam atraídos. A sedução da falsa profecia é a sua espiritualidade ostensivo e veracidade. Em segundo lugar, apesar de falsos profetas podem entrar em uma comunidade a partir do exterior (por exemplo, Atos 20:29 – e se for do lado de fora “direito”, o que os torna muito atraente), eles podem surgir de dentro da comunidade (por exemplo, Atos 20:30 ), como aqui – por exemplo, um membro da família (Deut. 13:06). Conheço mais de uma instituição cristã que se tornou ruim doutrinariamente por causa do nepotismo.

(3) O que deve ser feito em relação a eles? Três coisas. Em primeiro lugar, reconhecer que esses eventos de teste não escapam dos limites da soberania de Deus. Fidelidade é o motivo que somos chamados (Deut. 13:3-4). Em segundo lugar, aprender a verdade, aprender bem, ou sempre faltará discernimento para você. Em terceiro lugar, limpar a comunidade de falsos profetas (um processo que leva uma forma diferente sob a nova aliança., Por exemplo, 2 Coríntios 10-13, 1 João 4:1-6), ou eles vão gradualmente ganhar credibilidade e fazer enormes estragos.

Traduzido por Tiago Hirayama

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: