O amor de Deus é incondicional?

Por John Piper

Existe essa coisa de amor incondicional em Deus, mas não é no sentido que a maioria das pessoas querem dizer.

    • Não é um amor salvador que Ele tem por todo mundo. Se assim fosse todos seriam salvos, já que eles não teríam que atender a nenhuma condição, nem mesmo fé. Todavia Jesus disse que nem todos são salvos (Mateus 25:46).
    • Não é o amor de Deus que justifica pecadores, uma vez que a Bíblia diz que nós somos justificados pela fé, e fé é uma condição (Romanos 5:1).
    • Não é o amor que trabalha todas as coisas para o nosso bem porque o próprio Paulo diz que isso acontece “para aqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).
    • Não é o amor da íntima comunhão com o Pai porque Jesus disse, ” Aquele que me ama será amado de meu Pai” (João 14:21). Tiago também diz, “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. (Tiago 4:8).
  • Não é o amor que irá nos admitir no céu quando morrermos porque João disse, “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2:10). E fidelidade é uma condição.

Como Deus ama incondicionamente? De duas maneiras (pelo menos):

  1. Ele nos ama com uma incondicionalidade no amor eletivo. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo (Efésios 1:4-5).
    Ele não baseia essa eleição prevendo nossa fé. Pelo contrário, nossa fé é o resultado de ser escolhido apontado para crer, como Atos 13:48 diz: creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
  2. Ele nos ama com uma amor regenerador antes de nós atendermos qualquer condição. O novo nascimento não é uma resposta de Deus ao nosso atender a condição da fé. Pelo contrário, o novo nascimento nos capacita a crer.
    Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus (1 João 5:1). Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:13).

Oremos para que milhares de pessoas que falam sobre o amor incondicional de Deus possam descobrir o significado biblico daquilo que falam. Se isso acontecesse, muitos encontraríam firmados em um solo firme.

Tradução: Tiago Hirayama
Fonte:  DesiringGod

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: