Os cristãos deveriam admitir que a Bíblia “entendeu tudo errado” e seguir em frente?

Às vezes, uma manchete diz tudo. Um artigo recente apareceu no USA Today por Oliver Thomas com uma manchete. Diz o seguinte, “as igrejas americanas devem rejeitar o literalismo e admitir que erramos nos homossexuais”.

O artigo começa com uma afirmação provocativa: “As igrejas continuarão a perder membros até enfrentarmos a verdade: ser um cristão fiel não significa aceitar tudo o que a Bíblia ensina”.

Quais ensinamentos da Bíblia Thomas tem em mente que os cristãos devem rejeitar? Ele tem como alvo passagens que condenam expressamente a homossexualidade e toda a matriz da ética sexual LGBTQ. Além disso, a fonte do erro da Igreja, claramente argumentado, não é uma má interpretação das Escrituras. Pelo contrário, a Bíblia é que entendeu errado; os autores bíblicos estavam limitados pelo tempo, cultura e uma cosmovisão antiquada que erroneamente dificultava e denegria de forma maligna o comportamento homossexual.

Thomas lamenta as posições atuais mantidas por muitos cristãos evangélicos. Ele escreve: “Uma coisa triste está acontecendo na América. A igreja está se matando. Uma grande revelação ocorreu que está trazendo alegria e felicidade para milhões, porém, está sendo recebido com resistência e com um passo atrás de muitos de meus colegas dentro da igreja ”.Oliver Thomas faz uma afirmação ousada usando a palavra “revelação”, seu argumento é um argumento revelador, que sugere que Deus revelou uma nova verdade ao mundo, mas não através da Bíblia. O gênesis dessa nova revelação é a experiência sociológica.

Ele explica o “o quê” por trás da revelação, escrevendo: “A revelação é que as pessoas LGBT são como o resto de nós, apenas LGBTQ … As pessoas não escolhem sua orientação sexual mais do que escolhem sua raça ou gênero. É isso que está por trás de um recente comentário do prefeito Pete Buttigieg, de South Bend, Indiana, que a briga do vice-presidente Mike Pence (se ele tem uma briga) não é com o prefeito. “Sua briga, senhor”, disse o candidato presidencial democrata abertamente gay, “é com o meu criador”.

Ele também narra o que acredita ser os trágicos desenvolvimentos na Igreja Metodista Unida, que, segundo sua estimativa, avançou para o lado errado da história, afirmando o ensinamento cristão tradicional sobre sexualidade e gênero.

Oliver Thomas acredita que a fonte dos problemas modernos da igreja deriva de uma abordagem errônea da Bíblia. “Aqui está o canto em que nos colocamos. A Bíblia diz. Eu acredito. Está resolvido.No entanto, as Escrituras hebraicas e cristãs não flutuaram do céu perfeitas e sem erros. Eles foram escritos por homens e esses homens cometem erros ”.

Em poucas palavras, Thomas negou a posição da Igreja Cristã desde a sua criação, que as Escrituras são santas e permanecem como a Palavra inspirada e autoritária do Deus vivo. Esta é uma negação explícita do sola Scriptura.Podemos pelo menos dar crédito a Thomas por sua franqueza, ele não se limita nem se equivoca. Na sua opinião, a Bíblia simplesmente errou.

Além disso, Thomas recusa uma visão fantástica de inspiração que de forma alguma está de acordo com o testemunho interno da Bíblia. Ele descreveu a crença cristã na inspiração das Escrituras como as escrituras sagradas descendo do céu.

É claro que os cristãos não acreditam que a Bíblia tenha simplesmente descido dos céus. O apóstolo Pedro nos disse, “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Além do mais, o apóstolo Paulo escreveu que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16).

Esta é a inspiração verbal e plenária das Escrituras, a Bíblia não caiu dos céus em espiralmente, mas veio como um desdobramento da revelação de Deus através dos tempos. O Espírito Santo guiou os autores humanos para escrever a sua Palavra santa, infalível, inerrante e inspirada. Thomas afirmou corretamente que as Escrituras foram de fato escritas por homens. Ele falha em reconhecer, no entanto, que Deus protegeu os autores das Escrituras do erro.

O ímpeto da acusação de Thomas é moral. A Bíblia não corresponde à sua cosmovisão moral e ética, que celebra todo a extensão do espectro LGBT. A revolução sexual não tem compatibilidade com a Bíblia, sendo assim, as Escrituras devem ser descartadas como artefatos errôneos de uma época passada.

Uma nova revelação chegou. Essa revelação exige a normalização da moralidade LGBTQ. A Igreja tem sido errada por dois mil anos porque o Bíblia estava errada.

Thomas tenta citar um argumento freqüentemente usado pelos protestantes liberais contra a posição evangélica sobre a sexualidade bíblica. Não faz muito tempo, a Igreja defendia a escravidão e a segregação porque a Bíblia os direcionava para lá. Quando os cristãos se libertaram da autoridade da Bíblia, eles perceberam os males da escravidão e da segregação.

Podemos ver o que Oliver Thomas está fazendo, mas os cristãos que pressionaram heroicamente pelo fim da escravidão e pelo tráfico de escravos não argumentaram que a Bíblia estava errada.

Thomas também cita o ensino da Bíblia sobre as mulheres. Thomas escreve: “Enquanto o apóstolo Paulo exortava as mulheres a se submeterem aos seus maridos e a permanecerem caladas na igreja, a razão e a experiência ensinaram o contrário.Apesar da resistência católica e evangélica, mais e mais igrejas de hoje estão elevando as mulheres a posições de liderança e autoridade ”.

Thomas agora se afastou da palavra “revelação” e, em vez disso, usou “razão e experiência” como suas autoridades para a verdade e o significado. Ele continua argumentando: “As igrejas continuarão a perder membros e dinheiro a um ritmo alarmante até que tenhamos coragem de encarar a verdade: erramos com os gays e lésbicas. Isso não deve nos assustar ou nos surpreender. Aprendemos algumas coisas que os antigos, incluindo Moisés e Paulo, simplesmente não sabiam. Nem mesmo Jesus, que era totalmente humano e, portanto, limitado ao que os humanos do primeiro século sabiam, poderia saber sobre câncer, esquizofrenia, energia atômica e um milhão de outras coisas que os séculos nos ensinaram ”.

Isso equivale a uma completa rejeição e assalto total contra a autoridade da Bíblia. A verdade é definida pelo emotivismo subjetivo, e não pela verdade objetiva e duradoura do Deus transcendente. Thomas descarta condescendentemente Moisés e Paulo como autores inspirados e, ao contrário, os descreve como quaisquer outros antigos ligados por uma cosmovisão prejudicial, pré-moderna.

Mas Thomas não apenas expõe Moisés e Paulo. Ele expôe Jesus, o LOGOS divino, próprio Deus do próprio Deus, na mesma categoria de uma figura antiga antiquada, sem autoridade para falar sobre as questões da modernidade.

Sim, Jesus era verdadeiramente homem; mas ele também era verdadeiramente Deus. Sua humanidade não significa que ele não soubesse tudo o que há para saber, exceto pelo que o Pai ainda não lhe contara sobre a data em que ele retornaria. Em João, capítulo dois, o apóstolo nos diz que Jesus sabia de tudo. Ele não precisava saber o que era o homem porque ele fez o homem.Não há nada no cosmos que escape do conhecimento de Jesus; e não porque ele aprendeu tudo, mas porque ele criou tudo.

Perto de sua conclusão, Oliver Thomas argumenta: “É difícil ver pessoas boas (e as igrejas estão cheias delas) compram a idéia sincera mas equivocada de que ser um cristão fiel significa aceitar tudo o que a Bíblia ensina”.

Esta é uma rejeição da própria responsabilidade da Igreja; de fato, isso é uma rejeição da responsabilidade de todo cristão e discípulo pensativo do Senhor Jesus Cristo. A existência das Escrituras significa que o nosso Deus fala, ele fala a verdade, e ele revelou a si mesmo para podermos conhecê-lo. É, portanto, nossa responsabilidade estudar a Bíblia, entender o desdobramento espetacular do plano de Deus, deleitar-nos na história da redenção de Deus, aplicar a cosmovisão da Escritura às nossas vidas e obedecer a seus imperativos.

Onde você encontra uma igreja, você encontra a pregação correta da Palavra de Deus. Onde você não encontra a Palavra de Deus honrada, nesse caso, não há igreja.

De fato, Oliver Thomas erroneamente afirma que uma vez que os cristãos se libertam da autoridade da palavra de Deus, eles vão ver seus bancos cheios e a coleta do ofertório transbordando. O oposto é verdadeiro. Onde você encontra igrejas que abandonam a Palavra, você encontra bancos vazios. As igrejas protestantes liberais têm declinado constantemente porque se “libertaram” de uma cosmovisão bíblica.

Eles sacrificaram as Escrituras no altar da relevância cultural, os resultados revelam igrejas e denominações morrendo. Uma vez que você abandona as Escrituras, você não tem vida, nem esperança, nem boas notícias para oferecer. Seu deísmo moral e terapêutico é uma promessa vazia que não oferece vida.

Esta história sublinha a importância da recuperação conservadora da Convenção Batista do Sul nas últimas décadas. Eu conhecia Oliver Thomas mais pessoalmente como “Zumbido”. Ele é um advogado muito afável e amigável que serviu como conselheiro geral da Comissão Mista Batista de Assuntos Públicos. Thomas Zumbido teve uma carreira notável, especialmente nas questões da liberdade religiosa.Ele montou a coalizão que levou à aprovação da Lei de Restauração da Liberdade Religiosa, que o presidente Bill Clinton assinou em 1993.

A Convenção Batista do Sul, no entanto, defraudou a Comissão Conjunta Batista de Assuntos Públicos precisamente porque não representava as convicções dos Batistas do Sul em muitas questões como a autoridade da Palavra de Deus.

Se a recuperação conservadora (a reforma da Convenção Batista do Sul) não tivesse ocorrido, o argumento de Thomas seria agora feito de dentro e não de fora da liderança de minha própria denominação.

Esta questão, portanto, não é pessoal, mas profundamente teológica e agora pública, dado que Oliver Thomas publicou seus pontos de vista no USA Today.

Curiosamente, Oliver Thomas fez um argumento muito semelhante em outro artigo de opinião para o USA Today em 2010. Ele aparentemente está frustrado porque os cristãos conservadores estão recusando seu conselho.

O artigo de Thomas termina com uma pergunta: “O que é amar meu vizinho e meu inimigo como a mim mesmo?”Parece que não é retendo as palavras da vida eterna.

R. Albert Mohler Jr. é presidente do The Southern Baptist Theological Seminary, em Louisville, Kentucky, e é membro do conselho de The Gospel Coalition. Para obter mais recursos visite AlbertMohler.com

Original aqui
Traduzido por Tiago Hirayama

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Up ↑

%d bloggers like this: